quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os historiadores trabalham de forma que desperta o senso crítico de seus alunos em relação ao destino dos povos indígenas que habitavam e região de Brumado .


Artista plástico Enilson Meira retrata Sobrado do Brejo 1808 a1812




A didáticas com o objetivo romper com a forma tradicional de ensinar história buscando compreender  processo da construção de uma consciência histórica com o passado entre os alunos, buscando apresentar através de um estudo da história de brumado e refletir sobre a identidade dos primeiros habitantes “de maneira que o passado possa tornar-se presente no quadro cultural de orientação da vida prática contemporânea. Ao tornar-se presente, o passado adquire o estatuto de “história” (RÜSEN, 2001, p. 155).  Desta forma, o desejo de ‘descobertas’ que é característico do brumadense, o fortalece ainda mais, o inspira para as novas pesquisas em busca de respostas que possam confirmar ou refutar possíveis dúvidas em relação aos nossos antepassados. Portanto, talvez tenha sido este o motivo que levou grande número de brumadenses a escolherem ‘por vocação trilhar o caminho dos historiadores’ que embora seja tão árduo, mais é o que mais se aproxima do sonho daqueles que desejam fazer parte da História com o objetivo de tentar mudá-la na concepção social. Porém, será que esses historiadores graduados, especialistas e acadêmicos que estão exercendo a função pedagógica nas escolas públicas municipais, estaduais ou entidades particulares de ensino estão realmente trabalhando com o intuito de aguçar o interesse dos educando em aprofundarem seus conhecimentos em relação à História de Brumado? Ou estes estudos continuam consistindo apenas em receberem um texto “cópia carbono” todos os anos na época do aniversário da cidade, no dia 11 de Junho? de acordo Ariovaldo Umbelino "O método dialético pressupõe que o professor se envolva não só com os alunos , mas sobretudo com os conteúdos a serem ensinados, ou seja, o professor deve deixar de dar os conceitos prontos para os alunos, e sim, juntos, participarem de um processo de construção de conceitos e de saber".
Sabendo que o processo de ensino-aprendizagem dos alunos é fundamental para desenvolver o conhecimento da historia de sua cidade ,desta forma no futuro poderá ser cidadoas conscientes e conhecedores da sua própria história

Referência

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. Brasília: Ed. UnB, 2001
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (org). Para onde vai o ensino da Geografia? 8 ed. – São Paulo: Contexto, 2003. (Repensando o Ensino)
http://www.enilsonmeira.com.br/

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