segunda-feira, 20 de agosto de 2012



FOLIA DE REIS UMA IMPORTANTE HERANÇA MEDIEVAL NO MUNICÍPIO DE BRUMADO



A Folia de Reis é uma tradição católica das mais antigas e genuínas manifestações culturais vêm sendo mantida em brumado por algumas famílias tradicionais. Trata-se de uma tradição Ibérica do período medieval.
A tradição da folia de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores e é mantida principalmente no litoral  do Brasil e no meio rural. 
A Folia de Reis é inspirado na história bíblica  dos Três  reis Magos . Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem á procura do menino Jesus, levando presentes (ouro, Mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de Janeiro, Dia de Reis.
Adaptado aos folguedos lusitanos, a folia de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do inicio da noite ao amanhecer.
 As canções  são sempre sobre temas religiosos. Cada grupo, chamado Folia de Reis é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e a tradicional  viola caipira  e do acordeom, também  conhecida  em certas  regiões  como sanfona  , gaita ou pé de bode.
A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe a Folia de Reis em sua casa é abençoado.
A Bandeira, chamada de “Doutrina”, é feita de pano brilhante. Nela é colada uma estampa dos Reis Magos. Constitui o elemento sagrado da Companhia e assim é tratada: beijam-na respeitosamente os moradores das casas visitadas, é passada com muita fé sobre as camas da residência e nunca pode ser colocada num lugar menos digno. Esse respeito perdura durante o ano todo, mesmo passada a época de Reis: na casa onde fica guardada, há orações periódicas diante dela. No universo cultural de nosso povo, a Bandeira é a representação dos três Reis; por isso, explicam os Mestres, ela deve ir sempre à frente pelos representantes dos pastores que seguiram os Reis Magos.














Fonte:

http://casaamizadebdo.blogspot.com.br/2011/01/2701-reuniao-festiva-incentivo-cultura.html
http://www.vivonumailha.com/page2/page12/page12.html
http://www.97news.com.br/videos.php?
http://www.youtube.com/watch?v=WeETDYxrMMY&feature=player_embedded